quinta-feira, 31 de março de 2011

A Terceira Visão: Jerusalém é medida

Zacarias 02
 TORNEI a levantar os meu olhos, e olhei, e vi um homem em cuja mão estava um cordel de medir. E eu disse: Para onde vais tu? E ele me disse: Medir Jerusalém, para ver qual a largura e o comprimento. E eis que  saiu um anjo que falava comigo, e outro anjo lhe saiu ao encontro. E lhe disse: Corre, e fala a este mancebo, dizendo: Jerusalém será habitada com as aldeias sem muros, por causa da multidão, nela, dos homens e dos animais. E eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor, e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.
 Olá, oh! fugi da terra do norte, diz o Senhor, porque vos espalhei com os quatro ventos do céu, diz o Senhor. Oh! Sião! livra-te tu, que habitas com a filha de Babilônia. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós tocar na menina do seu olho. Porque eis aí que levantarei a minha mão sobre eles, e eles virão a ser a presa daqueles o serviram; assim sabereis vós que o Senhor dos Exércitos me enviou. Exulta, e alegra-te, ó filha de Sião porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. E naquele dia muitas nações se ajuntarão ao Senhor, serão o meu povo, e habitarei no meio de ti e saberás que o Senhor dos Exércitos me enviou a ti. Então o Senhor possuirá a Judá como sua porção na terra santa e ainda escolherá a Jerusalém. Cale-se, toda carne, diante do Senhor, porque ele despertou na sua terra santa morada.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A segunda Visão: Os quatro cornos e os quatro ferreiros

Zacarias 01;18
 E levantei os meus olhos, e olhei, e vi quatro cornos. E eu disse ao anjo que falava comigo:Que isto? E ele me disse: Estes são os poderes que dispersaram a Judá, a Israel, e a Jerusalém. E o Senhor me mostro quatro ferreiros. Então eu disse: Que vêm estes fazer? E ele falou, dizendo: Estes são os que dispersaram  Judá, de maneia que ninguém pode levantar sua cabeça; estes, pois, vieram para os amedrontarem, para derribarem os poderes das nações que levantaram o seu poder contra a terra de Judá, para espalharem.

terça-feira, 29 de março de 2011

A primeira visão: os cavalos

Zacarias 01;07
 AOS vinte e quatro dias do mês undécimo (que é o mês de Sebate), no segundo ano de Dario, veio a palavra do Senhor ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo: Olhei de noite, e vi um homem montado num cavalo vermelho, e parava entre as murtas que estavam na profundeza, e atrás dele estava um cavalo vermelhos, morenos e brancos. E eu disse: Senhor meu, quem são estes? E disse-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem estes são. Então respondeu o homem que estava entre as murtas, e disse: Estes são os que o Senhor enviou para andarem pela terra. E eles responderam ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram: Nós já andamos pela terra,  e eis que a terra está tranqüila e em descanso. Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: Ó Senhor dos Exército , até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra quais estiveste irados este setenta anos? E respondeu o Senhor ao anjo, que falava comigo, palavras boas, palavras consoladoras. E o anjo que falava comigo disse-me: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: com grande  zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião. E com grandíssima ira estou entre as nações em descanso; porque  estando eu um pouco desgostoso, eles auxiliaram no mal. Portanto, o Senhor diz assim: Voltei-me a Jerusalém com misericórdia; a minha casa nele será edificada, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém. Clama outra vez, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: As minhas cidades ainda aumentarão e prosperarão; porque o Senhor ainda consolará a Sião e ainda escolherá Jerusalém.

segunda-feira, 28 de março de 2011

O ministério de Samuel

1 Samuel 02;18
Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda mancebo, vestido com um éfode de linho. E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano em ano lhe trazia, quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual. E Eli  abençoava a Elcana e sua mulher, e dizia: O Senhor te dê semente desta mulher, pela petição que faz o Senhor. E voltavam para seu lugar. Visitou, pois, o Senhor a Ana , e concebeu, e teve três filhos e duas filhas. E o mancebo Samuel crescia diante do Senhor.
Era, porém, Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da congregação.
 E disse-lhes: Por que fizestes tais coisas? por que ouço de todo  este povo o vosso malefícios. Não, filhos meus; porque não é boa fama esta que ouço. Fazei transgredir povo do Senhor. Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz do seu pai, porque o Senhor os queriam matar. E o mancebo Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também para com os homens.




domingo, 27 de março de 2011

Num

Salmos 119;105
  1.  Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminho.
  2. Jurei, e cumprirei, que hei de guardar os seus justos juízos.
  3. Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segunda a tua palavra.
  4. Aceita, Senhor, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca; ensina-me os teus juízos.
  5. A minha alma está em contínuo nas minhas mãos, todavia não me esqueço da tua lei.
  6. Os ímpios me amaram os laço, contudo não me desviei dos teus preceitos.
  7. os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.
  8. Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até o fim.

sábado, 26 de março de 2011

A descida do Espírito Santo

Atos dos Apóstolos 02
  1. E, CUMPRINDO-SE dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
  2. E de repente vem do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
  3. E foram vistas por eles línguas  repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
  4. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhe concedia que lhes falassem.
  5. E em Jerusalém habitavam judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo no céu.
  6. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
  7. E todos passavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
  8. Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
  9. Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, Ponto e Àsia,
  10. E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, como judeus quanto prosélitos,
  11. Cretenses e árabes, todos os termos ouvidos em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
  12. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?   
  13. E outros, zombando, diziam:estão cheios de mosto.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Davi confia em Deus na sua adversidade

Salmos 03
  1.  Senhor, como se têm multiplicado meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
  2.  Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus.
  3. Mas tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
  4. Com a minha voz clamei ao Senhor, ele ouviu-me desde o seu santo monte.
  5. Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
  6. Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.
  7. Levanta-te, Senhor, salva-me, Deus meu, pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebrastes os dentes aos ímpios.
  8. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.


quinta-feira, 24 de março de 2011

O salmista exorta toda criatura a louvar ao Senhor

Salmos 150

  1.  LOUVAI ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. 
  2.  Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
  3.  Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com saltério e harpa.
  4.  Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumento de cordas e com orgãos.
  5.  Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
  6.  Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor Louvai ao Senhor.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Jesus é o Senhor do sábado

Mateus 12
 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seu discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os seu discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele com que estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubesseis  o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do  sábado é o Senhor.

terça-feira, 22 de março de 2011

Jesus, o bom pastor

João 10
 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta do pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhece a sua voz; mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhece a voz do estranho. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que lhes dizia.
Tornou pois Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quanto vieram antes mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão para matar, roubar, e destruir; eu vim para que tenha vida, e vida com abundância. Eu sou o bom pastor; bom pastor dá sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor quem não são ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas,e foge; e o lobo as arrebatas e dispersa. Ora o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha a vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o pai me ama, porque dou minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e  poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. Tornou pois a haver divisão entre os judeus por causa  destas palavras. E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; porque o ouvís? Diziam outros: Estas palavras não são de endemoninhado; pode porventura um demônio abrir os olhos aos cegos?

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cura da mulher que tinha fluxo de sangue

Matues 08;18
 E Jesus, levantando-se, segui-o, ele e os seus discípulos. E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou na orla de sua veste; porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar na sua veste, ficarei sã. E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente ficou. sã.

domingo, 20 de março de 2011

A vocação de Mateus

Mateus 9;9
 E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos  e pecadores, e sentaram-se  juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus , vendo isto, disseram aos seu discípulos: Por que come o vosso Mestre   com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médicoo os sãos, mas sim os doentes. Ide, porém, e aprendi o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

sábado, 19 de março de 2011

Deus fala a Josué e anima-o

Josué 01
 E Sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou com Josué filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; Levanta-te pois agora, passe este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar  que pisar à planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o Grande Mar para o poente do sol, será o vosso termo. Nenhum se susterá diante de ti, todos os dias da sua vida. Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei e nem te desamparei. Esforça-te, e tem bom ânimo, porque tu farás este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhe daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para para teres cuidado de fazer conforme a toda lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para direita e nem para esquerda, para que prudentemente  te conduzas por onde quer que andares. Não se aparta da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer a tudo conforme esta escrito nele; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás. Não to mande eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A mulher cananéia

Mateus 15;21
 E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha esta miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os discípulos, chegando aos pés de Jesus, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a quem vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão para as ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e o adorou-o, dizendo: Senhor socorre-me. Ele, porém respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher! grande é a tua fé: seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde daquela hora sua filha ficou sã.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A herança de Simeão

Josué 19
 E Saiu a segunda sorte a Simeão, à tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias, e foi herança no meio da herança dos filhos de Judá. E tiveram na sua herança: Berseba, e Seba, e Molada , e Hazar-Sual, e Balá, e Ezen, e Eltolade, e Betul, e Horma, e Ziclague, e Bete-Marcabote, e Hazar-Susa, e Bete-Leboate, e Saruem; treze cidades e suas aldeias. Aim, e Rimom, e Eter,e Asã; quatro cidades e suas aldeias; E todas as aldeias ao redor dessas cidades, até Baleate-Ber que é Ramá do sul. Esta é a herança dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias. A herança dos filhos de Simeão está entre quinhão dos de Judá, porquanto a herança dos filhos de Judá demasiadamente  grande para eles; pelo que os filhos de Simeão tiveram sua herança no meio deles.

quarta-feira, 16 de março de 2011

A sabedoria de Salomão

1Reis 04:29
 E deu Deus a Salomão a Sabedoria, e e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do  que a sabedoria que todos os oriente e do que toda sabedoria dos egípcios. E era ele mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraita, e Hemã, e Calcol, e Darda, filho de Maol; e correu o seu  nome por todas as nações em redor. E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano  até o hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes. E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvida da sua sabedoria

terça-feira, 15 de março de 2011

A armadura de Deus

Efésios 6;10
 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos da toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia do mal, e, havendo feito tudo, ficar firme. Estai, pois firmes, tendo cingidos vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçando os pés da preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da Salvação, e a espada do Espírito que é a palavra de Deus; Orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para  que me se dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador  em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Moisés sobe ao monte Nebo, vê a terra prometida e morre

Deuteronômio 34 
 Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor mostrou-lhe toda terra  desde de Giliade até Dã, E todo Naftalí, e a terra de Efraim, e Manassés, e toda terra de Judá, até o mar último, E o sul, e a campina de Jericó, a cidade das palmeiras  até Zoar. E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que prometi a Abraão, Isaque e a Jacó, dizendo: À tua semente a darei; mostro-ta para a veres com os teus olhos, porém para lá não passarás. Assim morreu Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe conforme ao dito do Senhor. E o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém tem sabido até hoje onde está sua sepultura. Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca escureceram e nem perderão vigor. E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias nas campinas de Moabe; e os dias de pranto do luto de Moisés se cumpriram.

domingo, 13 de março de 2011

Deus é guarda fiel do seu povo

Salmos 121
 Elevo meus olhos aos montes; de onde virá meu socorro?
 O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
 Eis que não tosquenejará  nem dormirá guarda de Israel.
 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à  tua direita.
 O sol não te molestará de dia e nem a  lua  de noite.
 O Senhor te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma.
 O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde de agora e para sempre.

sábado, 12 de março de 2011

Zaqueu, o publicano

Lucas 19
 E, tendo Jesus entrando em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu, e este era o chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, porque era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu numa figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou aquele lugar, olhou para cima, e o viu e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar na tua casa. E, apressando-se desceu, e recebeu-o gostoso. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E, disse-lhe Jesus: Hoje veio a Salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Todo o Povo é convidado procurar a salvação

Isaías 55
  Ó VÓS, todos que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, e comprai, e comei; sim vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastai o dinheiro naquilo que não é pão? e o produto de vosso trabalho naquilo que não pode te satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, a vossa alma se deleita com a gordura. Inclinai vossos ouvidos, e vinde a mim; e ouvi, e a vossa alma viverá; por que convosco farei um, concerto perpétuo, dando-vos  as firmes beneficiências de Davi. Eis que eu dei com testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti,  por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; por que ele te glorificou.
Buscai ao Senhor enquanto pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixo o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converte ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque é grandioso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos que a terra,  assim sãos os meus caminhos mais altos do que seus caminhos, os meus pensamento são mais altos do que vossos pensamentos. Porque assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e faz produzir , e brotar, e dar a semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será as palavras que saírem da minha boca: elas não voltaram para mim vazia, antes farás o que me apraz, e prosperará naquilo pa que te enviei.
 Porque com alegria saires, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros exclamaram  perante vossa face, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta: o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Os últimos tempos: As palavras seladas

Daniel 12
 E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até desde daquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-à o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro. E muitos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.     Os entendidos, pois, resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que ensinam a justiça se refugiarão como as estrelas sempre e eternamente. E tu Daniel, fecha estas palavras e  sela  este livro, até o fim dos tempos; muitos correrão de um lado para o outro mas a ciência se multiplicará.
 E eu, Daniel, olhei, e eis que estavam outro dois, uma desta banda, à beira do rio, e outro  da outra banda, à beira do rio. E ele disse ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: que tempo haverá até o fim das maravilhas? E ouviu o homem vestido de linho, que estava sobre às águas do rio, quando levantou sua mão direita, e a sua esquerda no céu, e jurou pelo aquele que vive eternamente que depois de um tempo, de tempos que a metade de um tempo, e quando tiverem acabado de destruir o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas. Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso disse eu: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até o fim dos tempos. Muitos serão purificados, e  embran-quecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão. E desde o tempo em continuo sacrifício  for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil e duzentos e noventa dias. Bem-Aventurado  o que espera e chega até mil e trezentos e cinco dias. Tu, porém, vai até ao fim; porque repousarás, e estarás na tua sorte, no fim dos dias.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Aquele que teme a Deus será abençoado na sua família

                                                             Salmos 128
 Bem - Aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos eu caminhos.
 Pois comerás do trabalho de suas mãos; feliz serás, e tudo te irá bem.
A tua mulher será com videira frutífera no interior de sua casa; os teus filhos serão como rebento de oliveira na roda da sua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás os bens de Jerusalém em todos os dias da sua vida.
E verás os filhos de teus filhos, e a paz em Israel.



terça-feira, 8 de março de 2011

Gideão com trezentos homens vence os medianitas

Juízes 07
  Então Jerubaal( que é Gideão) se levantou de madrugada, e todo povo com ele havia, acamparam junto à fonte de Herode; de maneira que tinha o arraial dos medianitas para o norte, pelo outeiro de Moré do vale.
  E disse o senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos medianitas as sua mão, afim de que Israel se não glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo:Quem for covarde e medroso, volte, e vá-se apressadamente as montanhas de Giliade. Então voltaram vinte dois mil e dez mil ficaram. E disse o Senhor a Gideão: Ainda muito povo há. Faze-os descer às águas, e ali os provarei; e será que, aquele de que eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele que eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. E fez descer  o povo às águas. Então o Senhor  disse a Gideão: Qualquer que lamber às águas com sua língua, como as lambe um cão, esse porás à  partes; como também a todo que se colocar de joelhos para  a beber. E foi os números dos que lamberam, levando as mãos a boca foram Trezentos homens; e todo o resto do povo se colocou de joelhos para beber às águas. E disse  o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam às águas vos livrarei, e darei os Midianitas na tua mão; pelo que toda a outra gente se vá cada um ao seu lugar. E o povo tomou na sua mão a provisão e as buzinas, e ele enviou todos os outros homens a Israel cada um a sua tenda, porém os trezentos homens reteve. E estava no arraial dos midianitas abaixo do vale.
 E sucedeu que, naquela mesma noite, o Senhor lhe disse: Levanta-te, e desce ao arraial, porque eu tenho dado na tua mão. E se, ainda temes descer, desce com teu moço Purá ao arraial; E ouvirás o que dizem, e então se esforçarão as tuas mãos  e descerás ao arraial. Então desceu ele com seu moço Purá até o extremo das sentinelas que estavam no arraial. E os midianitas, e os amalequitas, e todos os filhos que jaziam no oriente como gafanhotos  em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como areia que há na praia do mar em multidão. Chegando, pois, Gideão que estava contando com um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia:Eis que um sonho sonhei; eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até às tendas, e as feriu, e caíram, e as transtornou de cima para baixo, e ficaram abatidas. E respondeu seu companheiro: Não é isto senão é a espada de Gideão, filho de Joás, varão Israelita. Deus tem dado todo o povo midianita e todo o arraial.
 E sucedeu que ouvido a narração desse  sonho, e a sua explicação, adorou; e tornou ao arraial de Israel, e disse: Levanta-vos porque o Senhor tem dado os midianitas em vossas mãos. Então repartiu os trezentos home em três esquadrões, e deu-lhes a cada  um nas suas mãos buzinas, e cântaros vazios, com tochas nele acesas. E disse-lhes: Olhai para, e fazei como eu fizer; e eis que chegando ao extremo do arraial, será que, como eu fizer, e assim fareis vós. Tocando  eu e todos os que estiverem buzina, então também vós tocareis a buzina ao redor de todo arraial, e direis: Pelo Senhor, e Gideão.
 Chegou, pois, Gideão, e os cem homens que com ele iam, ao extremo do arraial, ao princípio da vigília da meia-noite, havendo-se já posto às guardas;e tocaram as buzinas ,e  partiram os cântaros, que tinham nas mãos. Assim tocaram os três esquadrões as buzinas, e partiram os cântaros; e tinham nas suas mãos esquerdas as tochas acesas, e nas suas mãos direitas as buzinas, que tocavam;e exclamaram a espada do Senhor, e a espada de Gideão. E ficou-se cada um no seu lugar   
ao redor do arraial; então todo o exército deitou a correr, e, gritando, fugiram.

segunda-feira, 7 de março de 2011

O Nascimento de Moisés

Êxodo:Capítulo 02
E Foi-se um varão da casa de Levi. E a mulher concebeu, e teve um filho, e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, escondê-lo, tomou uma arca de juncos e a betumou com betume e pez; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à borda do rio. A sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer. E a Filha de Faraó  desceu a  lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam pela borda do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, 
e a tomou. E, abrindo-a, viu ao menino, e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos do hebreus é este. Então disse sua irmã à filha de faraó: Irei eu chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti? E a filha de faraó disse-lhe: Vai, E foi-se a moça e chamou a mãe do menino. Então lhe disse a filha de faraó: Leva este menino e criamo; e te darei o seu salário . tomou o menino e o criou-o. E, sendo o menino já grande, ela o trouxe à filha de faraó, a qual o adotou; e chamou o seu nome de Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.

domingo, 6 de março de 2011

Vocação de Jeremias

Jeremias 01
  
Palavras de Jeremias,filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em anote, na terra de Benjamim.
    Assim veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Antes que te formaste no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; as nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah Senhor Jeová! eis que eu não sei falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Nunca digas que é uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás: e tudo quando te mandar dirás. Não temas diante deles; porque eu sou contigo para te livrar,diz o Senhor. E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e  sobre os reinos, para arrancares, e derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e plantares. 

   

sábado, 5 de março de 2011

Davi e Golias

                               1 Samuel 17: 48
E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. E Davi meteu a mão no alforge, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou e feriu o filiteu na testa, e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra. Assim Davi prevaleceu contra o filisteu,
com uma funda, e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou
sem que Davi tivesse uma espada na mão. Pelo que correu Davi, e pôs se  em pé sobre o filisteu, tomou sua espada, e tirou-a da bainha, e o  matou, e lhe cortou com ela a cabeça.
 Vendo então os filisteus, que  o seu campeão era morto, fugiram. Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram  os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminha de Saaraim até Gate até Ecrom. Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os    
 filisteus, e despojaram os seus arraiais. E Davi tomou a cabeça do filisteu, e trouxe a jerusalém, porém pôs as armas dele na sua tenda.
  Vendo, porém Saul sair Davi a encotrar-se com o filisteu, disse a Abner o chefe do execito: De quem é filho este mancebo, Abner? E disse Abner:Viva tua alma, ó rei, que eu o não sei. Disse então o rei:Pergunta, pois de quem é filho este mancebo. Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão cabeça do filisteu. E disse-lhe Saul: De quem és filho, mancebo? E disse Davi: Filho teu servo Jessé, belemita 
 

sexta-feira, 4 de março de 2011

O Cego de Jericó

Marcos Capítulo 10 Versírculo 46

O Cego de Jericó 
  Depois foram para jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos, e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi !
tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamasse; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe Que queres que eu te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a  Jesus pelo caminho.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Jesus Ama Você!

Jesus 
Desceu da glória 
Pela minha,e pela sua vida.
Foi humilhado, cuspiram no seu rosto,
foi cruscuficado, deu seu sangue por todos nós e ainda assim
Ele nunca nos deixou desamparados e nós nunca virmos ele, porém nós
tinha-mos que agradeçe-lo por dado a sua própia vida  , o , seu próprio  sangue
e HOJE
NÒS
O
AMAMOS E NUNCA
VAMOS DEIXAR DE
SER FIÉL À ELE E
ELE TAMBÉM
NUNCA NOS 
DEIXARÁ 







A História da Criação


A história da criação encontrada nos dois primeiros capítulos do livro da Gênesis descreve um começo  sobrenatural para a Terra e a vida.
O capítulo 1 descreve a criação do mundo por Deus (Elohim) através da fala divina culminando com a criação da humanidade à imagem de Deus e a designação do sétimo dia como Sabbath, um dia de descanso ordenado por Deus. No segundo capítulo, Deus (Iavé) cria primeiro o homem, na figura de Adão e, depois, a mulher, Eva, que é criada a partir de uma costela de Adão. Termina com uma afirmação referente ao casamento entre o homem e a mulher. A visão de mundo por trás desta história é o da cosmologia comum no Antigo Oriente Médio, que concebe a Terra como disco planocom infinita água acima e abaixo. Acreditava-se que o céu era formado por um firmamento sólido e metálico (lata de acordo com os sumérios e ferro conforme os Egípcios) separando o mundo habitado das águas que o rodeavam. As estrelas estavam incrustadas na superfície inferior deste domo, com portões que permitiam a passagem do Sol e da Lua. O disco da Terra era visto como um continente-ilha único rodeado por um oceano circular, que era ligado aos mares conhecidos - Mar MediterrâneoGolfo Pérsico e o Mar Vermelho. Como mito de criação, é similar a outras histórias da mitologia babilônica antiga, como o Enuma Elish diferindo delas em sua aspecto monoteísta.
As passagens têm uma longa e complexa história de interpretação. Até a última metade do século 19, ela eram vistas como um contínuo uniforme: Gênesis 1:2:6 descrevendo as origens do mundo e Gênesis 2:2:25 mostrando uma pintura mais detalhada da criação da humanidade. Estudos modernos observaram o uso de nomes distintos para Deus nas narrativas (Elohim versus Iavé), diferentes ênfases (física versus moral) e divergência na ordem de criação (ex. plantas antes de humanos versus humanos antes de plantas) e concluíram que estes textos possuem origens distintas.
http://www.youtube.com/watch?v=cdTDxHJ_NeM