domingo, 30 de outubro de 2011

I - FALSIDADE DOS ADVERSÁRIOS

               1. Os muros foram levantados. Disse Neemias: "Eu tinha edificado o muro e nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais" (Neemias 6.1). Quando os inimigos viram que os muros já estavam erguidos, reuniram-se para redobrar suas investidas contra o povo de Deus. Agora, porém, mudando de tá tica, marcaram um encontro com Neemias: "Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono". Neemias, porém, percebeu-lhes o intento, porque agia avidada e prudentemente: "Porém intentavam fazer-me mal" (Neemias 6.2).

sábado, 29 de outubro de 2011

A festa dos tabernáculos

Neemias
8.13
 E no dia seguinte ajuntaram-se os cabeças dos pais de todo o povo, os sacerdotes, e os levitas, a Esdras, o escriba, e isto para atenderem nas palavras da lei. E acharam escrito na lei que o Senhor ordenara, pelo ministério de Moisés, que os filhos de Israel habitassem em cabanas, na solenidade da festa, no sétimo mês. Assim o publicaram, e fizeram passar pregão por todas as suas cidades, e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte, e trazei ramos de oliveiras, e ramos de zabujeiros, e ramos de murta, e  ramos de palmeiras, e ramos de árvores espessas, para fazer cabanas, como está escrito. Saiu, pois, o povo, e de tudo trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, e na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim. E toda a congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas e habitaram nas cabanas; porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia. E houve mui grande alegria. E de dia em dia ele lia no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, a festa do encerramento, segundo rito.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Profecia contra os filisteus

Isaías
14.28
No ano em que morreu o rei Acaz, houve este peso. Não te alegres, tu, toda a Filistia, por ser quebrada a vara que te feria; porque da raiz da cobra sairá um basilisco, e o seu fruto será uma serpente ardente, voadora. E os primogênitos dos pobres serão apascentados, e necessitados se deitarão seguro; mas farei morrer de fome a tua raiz, e serão destruídos os teus resíduos. Uiva, ó porta; grita, ó cidade; tu, Filistia, estás toda derretida; porque do norte vem um fumo, e ninguém ficará solitário no tempo determinado. Que se responderá pois aos mensageiros do povo? Que o Senhor fundou a Sião, para que os opressos do seu povo nela encontrem abrigo.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Davi Sacer - No Caminho do Milagre


No Caminho Do Milagre

Davi Sacer
No caminho do milagre estou, sei que tu irás passar por aqui
Então guardarei comigo a fé e a esperança em meu coração
Não me deixarás morrer sem te ver, pois eu sei que tudo podes mudar
Quando encontrar contigo jesus virtude de ti sairá
Não te deixarei sem meu milagre e ver
Clamarei até tua atenção chamar
Se preciso uma multidão romper, romperei só pra te tocar
O que preciso fazer pra que eu possa viver, tuas promessas e sonhos
Estou disposto a deixar tudo pra te buscar e viver teus milagres

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

III - GUERRA CONTRA OS EDIFICADORES

              1. Os inimigos seu uniram (Neemias 4.7,8). Os inimigos usaram diferentes táticas para impedir a ora de reconstrução levada a efeito por Neemias. Todas elas, porém, falharam. Furiosos, eles fizeram uma coalizão contra os judeus. A situação, hoje, não é diferente.
         Não obstante a liberdade religiosa de que desfrutamos, os legisladores, contrários do Cristianismo, não cessam de apresentar projetos de lei, visando barrar a atuação da Igreja como representante do Reino de Deus. Haja vista os que tentam, legislando sobre a homofobia, calar os que declaram, baseados na Bíblia Sagrada, ser homossexualismo um pecado contra Deus (Levítico 18.22; 1Coríntios 6.9). E o que dizer dos que se dizem defensores dos direitos humanos, mas levantam a bandeira da legislação do aborto? A lei de Deus é clara: "Não matarás"(Êxodo 20.13).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bruna Karla - Identidade


Identidade

Bruna Karla

Não vou negar quem sou não há máscara em mim
Desde quanto te entreguei meu coração
Não vale a pena te negar em troca de viver
Se morrer por ti, pra mim significa viver
Nada vai interromper minha adoração
Babilônia não habita no meu coração
Nem o fogo vai fazer
A aliança que eu tenho com o Senhor se romper
Coro:
Minha identidade é: servo do Senhor
Dentro da fornalha vou mostrar quem és
Sendo quem eu sou, fiel adorador
Nem a morte vai nos separar, Senhor

Rap e Coral:
"Sadraque, Mesaque e Abedenego
jovens demais pra morrerem cedo
Negaram o pedido de um rei, o decreto era
que adorassem à imagem que ele fez
quem não adorasse seria lançado
dentro da fornalha ardente de fogo
E foi essa forma que aconteceu
mas a verdade é que o rei enlouqueceu
pois havia um quarto homem e com eles passeava
no meio no fogo, mas o fogo não queimava
o rei reconheceu que não havia outro Deus
e o adorou"

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

II - A CRÍTICA DOS ADVERSÁRIOS

              1. O conteúdo das criticas (Neemias 4.1-3). Sambalate ficou furioso como sucesso dos edificadores. Por isso, jocosamente, perguntou: "Que fazem estes fracos judeus? Permitir-lhes-á isso? Sacrificarão? Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão dos montões do pó as pedras que foram queimadas?"(Neemias 4.2). Sambalate e Tobias apelaram para crítica, visando desqualificar o trabalho dos judeus. Neemias, porém, não se deixou abater. Ele sabia que Deus está no controle de todas as coisas.
              2. Oposição ao culto a Deus. "Permitir-lhes-á isso. Sacrificarão?"(Neemias 4.2). Os inimigos sabiam que Deus garante a vitória ao povo que o adora. Não é por acaso que o Diabo continua a utilizar essa velha tá tica contra o verdadeiro culto a Deus. Além disso, tudo faz para levar a são doutrina ao desprezo. Em seu lugar, apresenta como alternativas mensagens vazias de unção, mas recheadas de técnicas psicológicas. Haja vista a tecnologia da prosperidade e a confissão positiva.
                3. Crítica à unção. Percebendo Sambalate que os edificadores estavam unidos, indagou:"Acabá-lo-ão num só dia? Vivificarão  dos montões do pó as pedras que foram queimadas?" (Neemias 4.2). Não se esqueça. A união é indispensável para o sucesso de qualquer ministério. Sem união, o povo perde as forças, distancia-se de Deus e deixa-se derrotar pelo Inimigo.

domingo, 23 de outubro de 2011

I - OPOSIÇÃO FERRENHA

              1. A ira dos adversários. "E sucedeu que, ouvindo Sambalate que edificávamos o muro, ardeu em ira, e se indignou muito" (Neemias 4.1). Sambalate, que tinha um cargo importante em Samaria, era o cabeça da oposição a Neemias. Ele usou várias táticas intimidatórias para dissuadir Neemias a levar avante a reconstrução dos muros de Jerusalém. Que estratégia o Diabo está utilizando para fazê-lo abandonar a obra do Senhor? Não se esqueça: o adversário lança-nos contínuos dardos inflamados (Efésio 6.16). Por isso, revistamo-nos da armadura de Deus (Efésio 6.11).

sábado, 22 de outubro de 2011

Josué faz, de novo, concerto com o povo

Josué
24.14-25
    Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e serví ao Senhor. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servi ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram os vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e minha casa serviremos ao Senhor.
  Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos outros deuses; Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos que pelo meio dos quais passamos. E o Senhor expeliu diante de nós a todas estas gentes, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é o nosso Deus. Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará à vossa transgressão nem os vossos pecados. Se deixardes ao Senhor, e servirdes a deuses estranhos, então se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos fazer bem. Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos. E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que vós escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
   Deitai, pois agora fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel. E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz. Assim fez Josué concerto naquele dia com o povo, e lho pôs por estatuto e direito em Siquém.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vai Cair - Willian Nascimento


Não posso falar pra você
Que o seu problema acaba aqui
Mas posso afirmar que o teu Deus
Pelejará pra muralha cair
Dê sete voltas, toque a trombeta
Faça o que preciso for
Passe por cima do muro
Não há Jericó diante do Senhor
Seja no seu ministério, no seu trabalho
Ou família também
Vai dando glória e aleluia que a vitória vem
Vai cair, tem muralhas aí? Vai cair
Tem muralhas aí, Deus é Deus
Ele está marchando na frente dos seus
Vai cair, tem muralhas aí? vai cair
Eu já posso ouvir o barulho de muros caindo
Na força de Deus
O choro pode durar uma noite,
Mas de manhã cedinho virá
A alegria de Deus e você vai cantar
Ranque do peito um brado de glória
Determine a sua vitória
Não existe muralha maior do que sua vitória
Vai adorando a Deus,
Sua presença está neste lugar
Se já não cabe palavras,
Chore, grite, mas não pare de adorar
Mesmo ferido, mesmo caido
Rastejando ao chão
Está escrito na sua testa
Você é um campeão
Erga a cabeça agora, fale eu sou vencedor
Derrube esta muralha em nome do Senhor

II - A PORTA VELHA E A PORTA DO VALE

               1. A Porta Velha (Neemias 3.6; 12.39). Localizada na parte mais antiga da cidade, na Porta Velha pode ser tomada como imagem da legitima doutrina cristã. Esta, apesar de sua antiguidade, jamais será derribada quer pelo liberalismo teológico, quer pelo pós-modernismo. Ela assemelha-se aos portões dos castelos milenares: resiste ao tempo e jamais será tida como ultrapassada, pois imprescindível à nossa segurança. A Bíblia Sagrada, de onde extraímos a nossa doutrina, começou a ser escrita há quatro mil anos aproximadamente, e nem por isso é tida como fora de moda: A Palavra de Deus é para sempre (1 Pedro 1.24,25).
       Muitos são os que procuram as portas do humanismo, do relativismo e dos modismos com suas extravagâncias litúrgicas. E o que diremos dos pregadores que se comportam como gurus da autoajuda? Zelemos pela a sã doutrina, para que os mercenários não se apossem do rebanho de Cristo (Tito 2.1).


            2. A Porta do Vale (Neemias 3.13). Dando acesso ao vale localizado na parte oeste de Jerusalém, essa porta lembra-nos humilhação, quebrantamento e contrição na presença de Deus. O Senhor agrada-se de um esbatido (Salmos 51.17 part. b). Neemias era exatamente assim. Ele tinha consciência dos seus pecados e dos erros do seu povo. Em sua oração, confessa: "Pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos" (Neemias 1.6). Se você  deseja ter êxito como líder, humilhe-se e constranja-se diante do Senhor.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fernandinho - Eu Fui Comprado


Eu Fui Comprado

Fernandinho

Eu fui comprado, justificado
A minha vida foi paga lá na cruz
O meu passado, tá tudo pago
Foi apagado pelo meu Jesus (2x)
Todo mundo pulando, pulando, pulando, pulando
Na presença de Deus (4x)
Mente, aquele que mente lá do início
Tentando ti acusar
Mas eu resisto na minha fé
Jesus em Teu perdão
Na graça que detona toda acusação
Pois não existe culpa para quem aperta o botão
Da reverência, do sangue, da remissão
Filhinhos, não pequeis
Mantenham os pés no chão
Mas, se pecar, confie em Cristo
O advogado é bom
Uma vida nova, um passado apagado
Pensando nisso até entendo a raiva do diabo
Pense... Não há condenação pra quem está em Cristo Jesus
Ouça... O som dos céus que se alegram por tua vida, pelo teu perdão
Cante... Pra celebrar a Jesus Cristo arrancando os seus pés do chão
Sacode a poeira, pisa na cabeça do diabo
Sacode a poeira, pisa na cabeça do diabo
Sacode a poeira, pisa na cabeça do diabo
Sacode a poeira, pisa na cabeça do diabo...

I - A PORTA DO GADO E A PORTA DO PEIXE

              1. A Porta do Gado ou das Ovelhas (v.1). De acordo com os estudiosos, essa porta situava-se na entrada mais oriental do lado norte das muralhas de Jerusalém (Neemias 12.39; João 5.2). Em algumas versões, é chamada de a Porta das Ovelhas. Junto a essa porta, no tempo de Jesus, havia o tanque de Betesda, onde o Salvador curou o para lítico, enfermo havia trinta e oito anos (João 5.2-9). Essa porta foi edificada pelos sacerdotes (Neemias 3.1).
      A Porta das Ovelhas é uma figura de Cristo - a Porta da Salvação e Bom Pastor (João 10.7-9). Não há salvação senão em Jesus e por Jesus (Atos dos Apóstolos 4.12). Cristo libertou-nos do pecado e da condenação eterna. O Sumo Pastor morreu por nossas iniquidades, libertou-nos do castigo do pecado, que é a morte. Como Igreja do Senhor, devemos proclamar ao mundo, que Jesus é o único caminho que nos leva a Deus. A porta da salvação está aberta. Aproveite a oportunidade. Entre. Jesus está à sua espera.
               2. A Porta do Peixe (Neemias 3.3; 12.39). Não se sabe ao certo por quê desse nome. Todavia, segundo o dicionário Bíblico Wycliff, o nome provavelmente veio do fato de os peixes da Galiléia serem comercializados naquelas imediações.
          Essa porta faz-nos lembrar que Jesus chamou-nos para sermos "pescadores de homens" (Mateus 4.19; 13.47,48). Todo crente tem o dever de ganhar almas para o Reino de Deus, seja pastor, missionário, diácono, professor da Escola Dominical. Não podemos negligenciar a evangelização. A igreja recebeu de Cristo a incumbência de proclamar o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15). Você tem cumprido a sua missão?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A palavra de Jeremias a Baruque


Jeremias
45

 A PALAVRA que faliu Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras, num livro, da boca de Jeremias, no ano quarto de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque: Disseste: Ai de mim agora! porque me acrescentou o Senhor tristeza à minha dor; estou cansado do meu gemido, e não acho descanso. Isto lhes dirás: Assim diz o Senhor: Eis que o que edifiquei eu derribo, e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra. E procuras tu grandezas? não as busques, porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o Senhor; a ti, porém, darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os crimes dos filhos de Eli

1 Livro de Samuel
2.12-17
 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor. Porquanto os costumes daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes na mão, E dava com ele na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si. Assim faziam a todo Israel que ia a Siló. Também antes de queimar a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não tomará de ti carne cozida, senão crua. E dizendo-lhe homem: Queimem primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti o quanto desejar a tua alma, então ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, por foça a tomarei. Era, pois, muito grande o pecado destes mancebos perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor.

sábado, 15 de outubro de 2011

A morte que havia na panela é tirada

Segundo Livro dos
Reis 4.38-41
 E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquele terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença. E disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.
 Então um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou um parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio, e as cortou na panela do caldo, porque as não conheciam.
 Assim tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo  eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela, e disse: Tirai de comer para o povo. Então havia mal nenhum na panela.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reche

Livro de Salmos
Nº 119.153
  1.  Olha para minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei.
  2.  Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.
  3.  A salvação está longe dos impios, pois não buscam os teus estatutos.
  4.  Muitas são, ó Senhor, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.
  5.  Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos, mas não me desvio dos teus testemunhos.
  6.  Vi os transgressores, e me afligi, porque não observam a tua palavra.
  7.  Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua benignidade.
  8.  A tua palavra é verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dupla Honra - Regis Danese


Dupla Honra

Regis Danese

Dupla honra
Confio sim nas tuas promessas
Não murmurarei pois sei a minha vitória é certa
Toda lagrima que eu já derramei
De joelhos te pedido um milagre
Por socorro muitas vezes clamei
Quando parecia tudo acabado
coro
Em lugar de vergonha terei dupla honra
Em lugar de humilhação terei exaltação
Em lugar de tristeza terei alegria
Pois a minha vida esta Senhor em tuas mãos 2x

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A festa dos tarbenáculos

Neemias
8.13
 E no dia seguinte ajuntaram-se os cabeças dos pais de todo povo, os sacerdotes, e os levitas, a Esdras, o escriba, e isto para atenderem nas palavras da lei. E acharam escrito na lei que o Senhor ordenara, pelo ministério de Moisés, que os filhos de Israel habitassem em cabanas, na solenidade da festa, no sétimo mês. Assim o publicaram, e fizeram passar pagão por todas as suas cidades, e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte, e trazei ramos de oliveiras, e ramos de zambujeiros, e ramos de murtas, e ramos de palmeiras, e ramos de árvores espessas, para fazer cabanas, como está escrito. Saiu, pois, o povo, e de tudo trouxeram, e fizeram para si cabanas,  cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, e na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim. E toda congregação dos que voltaram do cativeiro fizeram cabanas e habitaram nas cabanas; porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia. E houve mui grande alegria. E de dia em dia ele lia no livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete dias, e no oitavo dia, a festa do encerramento, segundo o rito.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Homem e Mulher de Deus - Beatriz Andrade


Homem e Mulher de Deus

Beatriz Andrade

Onde tem homem de Deus |A glória vai com ele onde quer que vá | Onde tem
mulher de Deus | O inferno se extremece não consegue guerrear
Elizeu homem de Deus era cheio de poder | No abrir de sua boca | Deus
começou a mover | O azeite da viúva | Ele não deixou faltar | E até
depois de morto | Fez difunto levantar
Ana a mulher de Deus | Era cheia da unção | Ela entrou dentro do templo
| Com jejum e oração | Com amargura de alma | Clamava ao Deus do céu | E
Ana que era estéril | Deus lhe deu a Samuel
Elias homem de Deus | Perseguido por Acazias | E o rei mandou chamar |
Vá buscar o profeta Elias | Elias subiu ao monte | Fez a Deus uma oração
| Deus mandou fogo do céu | Soldado virou carvão
Hoje aqui nesta igreja | Tem homem e mulher de Deus | Com a vida no
altar | Sempre está em Mardoqueu | Ninguém pode com esse povo | Esta
guardado pelo Pai | Se o inimigo aparecer | A igreja grita, sai!

II - ASPECTOS DA LIDERANÇA DE NEEMIAS

               1. Neemias motiva seus liderados. Segundo J. Packer "todo líder verdadeiro é um mestre da motivação". Arrancar o povo da apatia não era tarefa fácil. Entretanto, Neemias soube como motivar seus liderados, levando-os a se comprometerem de tal forma com a obra, que "o coração do povo se inclinava a trabalhar" (Neemias 4.6). Ele fez com que todos se sentissem importantes na realização de suas tarefas. Você tem motivado seus auxiliares? 
 Neemias também demonstrou possuir um elevado senso de justiça. Ele não usou de sua posição para dominar seus conterrâneo. Para dar exemplo de austeridade, veio a renunciar até mesmo ao sustento a que tinha direito (Neemias 5.14-18).
                 2. Neemias estabelece parcerias. Neemias tinha consciência de que, sozinho, não poderia cumprir a sua missão. Por isso, estabeleceu parcerias. Ele não disse "vão", "façam", "que eu ficarei olhando e orando", mas participou ativamente dos trabalhos: "Levantemo-nos e edifiquemos" (Neemias 2.18). Líder não é o que manda, mas o que comanda; o que motiva: "façamos". O pseudolíder esbraveja: "Aqui, quem manda sou eu!" Quem assim age, jamais será um líder, mas um capataz. Sozinho, não temos como completar a nossa missão. Precisamos de cooperadores.
                 3. Neemias prima pela organização. Neemias tinha um grande senso de organização. Observe como ele fez a escalação dos construtores (Neemias 3). Sua estratégia organizacional permitiu que todas as partes do muro fossem edificadas simultaneamente. E possibilitou, também, uma maior unidade, pois todos foram envolvidos no trablho: sacerdotes, levitas, serventes e o povo. Até as mulheres deram a sua contribuição (Neemias 3.12).

domingo, 9 de outubro de 2011

I- AS CARACTERÍSTICAS DO LÍDER NEEMIAS

               1. Um líder corajoso. Neemias entristeceu-se profundamente ao tomar conhecimento do lamentável estado em que se achava Jerusalém. E Artaxerxes logo percebeu que havia algo de errado com o seu copeiro, pois não podia mostrar contrariedade diante do rei. Embora estivesse se arriscando perigosamente, Neemias, com muita coragem e ousadia, contou ao rei o motivo do seu abatimento. Intrépido e resulto, pediu-lhe permissão para ajudar o seu povo que se encontrava na terra de Israel. Solicitou-lhe também cartas que lhe dessem salvo-conduto em sua viagem e lhe propiciassem o patrocínio da restauração de Jerusalém (Neemias 2.7,8). Sua coragem e ousadia vinham da confiança que depositavam em Deus. Você tem confiado inteiramente no Senhor?
                2. Um líder prudente. Ao chegar a Jerusalém, Neemias agiu com muita discrição e prudência. Como não queria chamar atenção dos seus inimigos, observou, durante vários dias, sempre à noite, o estado em que se encontravam os muros e as portas da cidade. A ninguém contou a respeito dos seus planos (Neemias 2.16). Ele só veio a revelar o que Deus lhe havia posto no coração, no momento oportuno (Neemias 2.18). O verdadeiro líder age e fala na hora certa e faz sábia e discretamente.
                 3. Um líder que sabia lidar com a oposição. Sambalate, Tobias e Gesém, não queriam o bem  dos filhos de Israel (Neemias 2.10). Por isso, tentaram várias vezes paralisar a reconstrução dos muros de Jerusalém. Primeiro, buscaram desanimar os judeus, ridicularizando-os e lançando-lhes impropérios (Neemias 2.19). Depois, os acusaram de traição e, por fim, tudo fizeram por ganhar a amizade de Neemias, oferecendo-lhes, inclusive, ajuda na restauração da cidade. Ele, porém, sempre prudente e sábio, respondeu-lhes: "O Deus dos céus é o que nos fará prosperar" (Neemias 2.20). Neemias não perdeu tempo discutindo com seus opositores, pois a missão que recebera do Senhor exigia muito trabalho, esforço e dedicação.
 Obreiro do Senhor, não perca tempo com as adversários. Dedique-se fielmente ao seu ministério.

sábado, 8 de outubro de 2011

A beleza e os privilégios de e Sião Cântico;

Livro de Salmos
Nº 48
  1.  GRANDE é o Senhor e mui digno de louvor, na cidade do nosso Deus, no seu monte santo.
  2.  Formoso de sítio, e alegre de toda a terra é o monte de Sião sobre os lados do norte, a cidade do grande Rei.
  3.  Deus é conhecido nos seus palácios por um alto refúgio.
  4.  Porque eis que os reis se ajuntaram; eles passaram juntos.
  5.  Viram-no, e ficaram maravilhados; ficaram assombrados e se apressaram em fugir.
  6.  Tremor ali os tomou, e dores com de parturiente.
  7.  Tu quebras as naus de Taris com um vento oriental.
  8.  Como o ouvimos, assim o vimos na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade do nosso Deus. Deus a confirmará para sempre.
  9.  Lembramo-nos, ó Deus, da tua benignidade no meio do teu templo.
  10.  Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o teu louvor até aos confins da terra: a tua mão direita está cheia de justiça.
  11.  Alegre-se o monte de Sião; alegre-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos.
  12.  Rodeai Sião, cercai-a; contai as suas torres;
  13.  Notai bem os seus antemuros, observai os seus palácios, para que tudo narreis à geração seguinte.
  14.  Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sacia-me - Davi Sacer


Sacia-me

Davi Sacer

Minh'alma anseia teus braços
Meus olhos desejam os teus olhos
O que eu mais quero é te tocar
Espero por tua presença
De jóias eu me adornei
E já me vesti pra te encontrar
Sem ti eu estou num deserto
Sedento por tua presença
Eu preciso tanto te abraçar
Contigo me sinto seguro
Não posso ficar um segundo
Sem desfrutar do teu amor
Sacia-me senhor
Sacia-me, sacia-me
Pois tenho fome
Do teu amor
Sacia-me, sacia-me
Pois tenho sede de ti

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

III - A INTERCESSÃO DE NEEMIAS

              1. Ele adorou a Deus. "E disse: Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível, que guardas o concerto e a benignidade para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!" (Neemias 1.5). Neemias não iniciou sua oração, pedindo; iniciou-a, adorando a Deus. Antes de pedir, de suplicar, o crente deve adorar e exaltar o nome do Senhor. Adore ao Senhor pelo que Ele é independentemente do que venha a fazer em seu favor.
              
             2. Ele intercedeu por seu povo (Neemias 1.6). Hoje, mais do que nunca, há necessidade de contínua intercessão pela família, pela igreja e pela nação. A sociedade atual difere de Sodoma e Gomorra. Os governos posicionam-se abertamente contra os princípios da Palavra de Deus. O aborto é defendido como "caso de saúde pública" e não de ética ou de moral. O homossexualismo tem expresso apoio das autoridades. Por isso, a igreja precisa orar e suplicar ainda mais a intervenção de Deus em nossa nação (2 Livro de Cronicas 7.14). Temos de interceder, chorar e jejuar por nossos pais antes de que seja tarde.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

II - O CHAMADO DE NEEMIAS

               1. Quem era Neemias. Seu nome significa "Deus consola". Ele era filho de Hacalias e o seu irmão chamava-se Hanani (Neemias 1.1; 7.2). Na corte persa, exerceu a função de copeiro do rei Artaxerxes I. Como se vê, Deus usa as pessoas segundo o seu querer e de acordo com a sua vontade.
                2. Chamado de Neemias. Catorze anos depois da expedição de Esdras a Jerusalém, em 444 a.C., Neemias recebe urgentes e preocupantes noticias de Jerusalém. Apesar de o Santo Templo já estar funcionando conforme as leis levíticas, a cidade encontrava-se ainda abandonada(Esdras 6.14-16; Neemias 1.1.2). Ele, então, sente o chamado de Deus para deixar o conforto palaciano e viajar para Israel, a fim de reconstruir os muros da Cidade Santa que se achavam fendidos "e as suas portas queimadas a fogo"(Neemias 1.3).
  Aqui, temos uma grande lição. Templo sem muros é igreja sem doutrina. E as portas queimadas a fogo representam o liberalismo que, infelizmente, predomina em muitas igrejas, facilitando a entrada de costumes mundanos entre os santos. Não é o que ocorre em nossos dias? Que jamais venhamos abandonar os padrões bíblicos de santidade, conduta e ética.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rute dá à luz a Obede, avô de Davi

Livro de Rute
4.13
 Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele entrou a ela, e o Senhor lhe deu conceição, e teve um filho. Então as mulheres disseram a Noemi Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. Ele te será recreador da alma, e conservará a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o teve, e ela te é melhor do que sete filhos.  E Noemi tomou o filho, e pôs no seu regaço, e foi sua ama. E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E chamaram o seu nome Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
 Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Hezrom,
 E Hezrom gerou a Rão, e Rão gerou a Aminadabe, E Aminadabe gerou a Naassarom, e Naassarom gerou a Salmo, E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede, E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.

domingo, 2 de outubro de 2011

I - A CRISE EM JERUSALÉM

                1. Antecedentes históricos. Por causa da sua deliberada desobediência ao Senhor, o reino do Norte, composto por dez tribos, foi destruído pela Assíria que, para humilhar ainda mais os filhos de Israel, levou-os cativos à Mesopotâmia. Isso aconteceu em 722 a.C. Em 586 a.C, foi a vez do Sul. Veio Nabucodonosor contra Jerusalém, deitou por terra o Santo Templo e derribou os muros da Cidade Santa. Em seguida, levou os filhos de Judá cativos a Babilônia, onde permaneceriam durante setenta anos (Jeremias 25.11).
               2. Deus dá escape. Com a ascensão do império medo-persa no ano 536 a.C., o rei Ciro, instigado por Deus, permite que um grupo de judeus retorne a Jerusalém, a fim de reconstruir os muros da cidade e reerguer o Santo Templo (Daniel 8.3; Esdras 1.11). O Senhor sempre dá um escape aos seus servos, quando estes o honram e lhe obedecem à Palavra. Observamos que Ciro era um rei gentio. Isso nos mostra que Deus, para cumprir o seu próposito, usa a quem Ele quer e quando quer.

sábado, 1 de outubro de 2011

A criação dos seres viventes

Primeiro Livro de Moisés Chamado Gênesis
1.24
 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi. E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai,  e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento. E todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento. E assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.